domingo, 2 de julho de 2017

THE BEATLES - IN THE BEGINNING - HISTORICAL RECORDINGS - 1960

A Foto desta capa está errada, neste período o baterista ainda era o Pete Best, e não o Ringo Starr, como apresenta a foto na capa deste disco.
Este é o período inicial daquela que ficaria banda que ficaria mundialmente conhecida como The Beatles, aqui ainda designavam-se como Silver Beatles, só um pouco mais tarde encurtariam o nome da banda para The Beatles.
Esta é uma gravação histórica gravada num gravador de fita bobine de duas pistas em que apresenta 12 temas cover do repertório desta banda, ainda com Pete Best na bateria.
Tendo iniciado a sua carreira em 1957  com o nome The Quarrymen, depressa mudaram o nome para The Silver Beatles quando John Lennon conheceu Paul McCartney e George Harrison, antes ainda utilizaram os nomes da banda como Johnny And The Moondogs, e Long John and The Silver Beatles, antes de encurtarem para The Silver Beatles, utilizando esse nome até 1960.
Como The Silver Beatles iniciaram carreira como profissionais no The Cavern Club, e ocasionalmente no Casbah Coffe CLub, ambos em Liverpool, onde fizeram furor com apresentações de Rock´n´Roll, foi numa dessas apresentações no Cavern Club que conheceram o seu futuro empresário Brian Epstein, que os levou primeiramente até Hamburgo - Alemanha e posteriormente até Londres onde lhes arranjou um contrato de gravação com a editora EMI através do selo Parlophone dirigida por George Martin, maestro e produtor responsável pelos Beatles entre 1963 a 1969.
Em 1960 viajam até Hamburgo - Alemanha, com um contrato de seis meses para actuarem no Indra Club, lá conhecem o cantor Tony Sheridan que os convida como banda de suporte para gravar um album para a Polydor. As gravações correram bem, mas quando da edição do disco os editores decidem mudar o nome da banda para The Beat Brothers em algumas faixas do disco, isso desagradou tanto a John Lennon como a Paul McCartney que quase renegaram esse disco, embora nele tenham duas composições só dos Beatles em que Tony Sheridan fica de fora.
Por esta altura as autoridades alemãs descobrem que George Harrison ainda é menor, e para evitar complicações regressam à Inglaterra. Voltam à Alemanha alguns meses depois, quando George Harrison atinge a maioridade, para cumprir o resto do contrato e depois regressam à Inglaterra.
De regresso à Inglaterra, sem Stuart Stucliffe que decide ficar em Hamburgo, Brian Epstein leva-os a fazer um teste na Decca Records onde fazem uma prova gravada com mais de 30 canções. Não passam neste teste porque os responsáveis da Decca acham que são iguais a tantos outros, por isso recusam assinar contrato. Brian Epstein não se dá por vencido e acredita no potencial daqueles rapazes, e depois de muita luta consegue levá-los a uma audição na EMI Records. As coisas correm bem e os Beatles, que por esta época já cortaram o "Silver" do nome da banda, são encaminhados para o produtor George Martin responsável pelo selo Parlophone dessa editora. Contudo George Martin não gosta do estilo de Pete Best e pede aos outros que arrangem um substituto. Foi Brian Epstein quem resolveu esse impasse despedindo Pete Best e contratando Richard Starkey, conhecido como Ringo Starr, que na época era um virtuoso baterista que começava a dar nas vistas.
Entretanto perante a imposição do produtor George Martin, os The Beatles gravam o seu primeiro single "Love Me Do" com um baterista de estúdio chamado Alan White no final de 1962.
Já com Ringo Starr, voltam a regravar o tema "Love Me Do" para o album "Please Please Me", a partir daqui os The Beatles fariam uma carreira fenómenal.

THE BEATLES 1962 : PAUL McCARTNEY, JOHN LENNON, PETE BEST, GEORGE HARRISON.

THE BEATLES :
John Lennon - Voz e Guitarra Ritmo
Paul McCartney - Voz e Guitarra Baixo
George Harrison - Guitarra Solo
Pete Best - Bateria


Sem comentários:

Enviar um comentário