Sabe-se que Amália era devota daquele espírito bairrista dos santos populares de Lisboa, e foi madrinha de alguns destes grupos festivaleiros populares, por isso gravou diversos discos com marchas populares.
Na década de 60 e 70 Amália era a estrêla máxima da casa Valentim de Carvalho, a sua editora discográfica com quem tinha um contrato de exclusividade desde 1962, sentia-se tão à vontade nesta editora que quem "mandava" era ela. Assim ela entrava pela porta da editora e dizia "Quero gravar um disquinho com marchas populares", e o estúdio de gravação era posto imediatamente á sua disposição, porque Amália era um nome que vendia muitos discos. Outro dos caprichos de Amália era que só gravava á noite e as gravações iam pela noite fora até de madrugada, mas estes são os únicos caprichos conhecidos de Amália que normalmente não se comportava como uma vedeta, apesar de ser aclamada internacionalmente como a Rainha do Fado.
Este CD reune pela primeira vez todas as Marchas Populares que Amália gravou maioritáriamente na década de 60, o que torna a sua audição no mínimo bastante curiosa.
ALINHAMENTO :
01-Lá Vai Lisboa.
02-Marcha da Mouraria.
03-Marcha de Alfama.
04-Só Lisboa.
05-Lisboa dos Milagres.
06-Marcha da Graça.
07-É de Lisboa.
08-Lisboa Noiva do Fado.
09-Cá Vai Lisboa.
10-Marcha de São Vicente.
11-Marcha do Alto do Pina.
12-Marcha de Benfica.
13-Noite de Santo António.
14-Lisboa Bonita.
15-Lisboa Em Festa.
16-Aqui Vai Alfama.
17-Olha o Grilo.
18-Lisboa dos Manjericos.
19-Vai Aqui o Alto do Pina.
20-Alcântara Vem Cantar.
21-Vem Ao Castelo.
22-Cheira a Lisboa.
23-Marcha do Centenário.
24-Lisboa Não Sejas Francesa.
25-Marcha da Mouraria. - 2ª versão
26-Marcha do Fado.
27-Marcha de Lisboa.
BLOG GENERALISTA ONDE TUDO É NOTICIA *** FORÇA DIVINA LIVRAI-ME DE PESSOAS DE MÁ FÉ, DO OLHAR CRÍTICO E DOS CORAÇÕES POLUÍDOS *** PARA FAZER INIMIGOS BASTA DIZER O QUE PENSAMOS *** PONTO 1 DO ARTº 72 DO C.D.A. "Os direitos reconhecidos ao autor não tolhem aos poderes constituídos a faculdade de permitir, restringir ou proibir nos termos legais a circulação, a representação ou a exposição de qualquer obra quando o interesse público o exigir".***
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário