sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

AMÁLIA RODRIGUES & ALAIN OULMAN - VAMOS ÁS OPERAS (ENSAIOS) - 1972

Este album duplo nunca saíu em Portugal, talvez por não ser considerado comercial para o público português pouco habituado e não apreciador de discos retrospectivos, experimentalistas e ensaístas, foi apenas lançado no estrangeiro para um público culturalmente mais evoluído.
Todo o disco é dedicado a um conjunto de ensaios entre Amália, Alain Oulman (ao piano) e os guitarristas de fado, o que levava estes a dizerem com ironia "Lá vamos nós às operas !".
Alain Oulman componha ao piano, depois os guitarristas faziam a transposição para as guitarras. Amália primeiramente ensaiva ao piano e só depois com os guitarristas.
Este documento audio foi espremido num único CD quando da sua edição para este formato e nele ainda são incluídas duas faixas bónus. Note-se que o tema "Rouxinol" nunca chegou a ser gravado em disco.
Este LP é um extraordinário registo audio que marca para a história momentos de colaboração entre Amália e o compositor luso francês de origem judaica Alain Oulman, compositor de alguns dos maiores sucessos desta cantora fadista e produtor de cinco albuns que são essenciais na obra discográfica de Amália, "Busto" 1962, "Amália For Your Delight" 1963, "Fado Português" 1965, "Com Que Voz" 1970, e "Cantigas Numa Lingua Antiga" 1977.
ALINHAMENTO :
01-Abandono. - ensaio
02-Espelho Quebrado. - ensaio
03-Espelho Quebrado. - ensaio
04-Há Palavras Que Nos Beijam. - ensaio.
05-Um Fado Nasce. - ensaio
06-Rouxinol. - ensaio
07-Erros Meus. - ensaio c/ Alain Oulman
08-Erros Meus. - ensaio
09-Maria Lisboa. - ensaio
10-Verde, Verde. - ensaio
11-Verde, Verde. - ensaio
12-Havemos de Ir a Viana. - ensaio
13-Águias. - ensaio
14-Sombra. - ensaio
15-Sombra. - ensaio
16-Fado Hilário. - ensaio (bónus)
17-La Vie En Rose. - ensaio (bónus)

Sem comentários:

Enviar um comentário