sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

AMÁLIA RODRIGUES - AMÁLIA & VINICIUS - 1970

Gravado em Dezembro de 1968 durante uma das noites de tertúlia em casa de Amália, este album só foi lançado em 1970. Amália descrevia Vinicius como um grande poeta, meio doido, um bebado que não fazia nada sem estar encharcado em meia garrafa de whisky malte. Sempre que aparecia lá em casa estava perdido de bebado, dizia Amália, mas era um grande poeta, que sempre que se deslocava a Lisboa fazia-se acompanhar por lindas mulheres que passavam o tempo todo a "massajar-lhe" as pernas.
Nesta tertúlia, para além de Vinicius de Moraes, estiveram presentes os poetas José Carlos Ary dos Santos, David Mourão-Ferreira, Natália Correia e o compositor luso-françês Alain Oulman, entre outros anónimos.
Ainda estiveram presentes em espírito, os poetas José Régio, Pedro Homem de Mello e Alexandre O´Neill.
Este album documenta históricamente as noites de tertúlia que eram habituais acontecerem em casa de Amália na época, que era uma porta sempre aberta para receber os amigos.
Este é mais um album cultural de Amália, que além de fados interpretados por esta, temos ainda poemas declamados por Vinicius de Morais, José Carlos Ary dos Santos e Natália Correia, da autoria dos respectivos poetas.
ALINHAMENTO :
01-Retrato de Amália.
02-Defesa do Poeta.
03-Havemos de Ir a Viana.
04-Monólogo de Orfeu.
05-Poema dos Olhos da Amada.
06-Abandono.
07-Formosinha de Elvas.
08-O Objectivo.
09-O Dia da Criação.
10-Fado Para a Lua de Lisboa.
11-Gaivota.
12-Balada do Mangue.
13-Saudades do Brasil em Portugal.
14-Saudades do Brasil em Portugal 2.
15-Para Quê Chorar ?
16-O Retrato do Poeta.
17-Fado Português.
18-Autogénese.
19-Mensagem.

Sem comentários:

Enviar um comentário