Quando Mariza apareceu com o seu primeiro disco em 2001 foi prontamente apontada pelos especialistas como a ligitima sucessora de Amália Rodrigues perante à grande indignação dos entusiastas Amalianos que protestaram acusando-a de gritar e não cantar, não aceitando a designação imposta a Mariza pelos entendidos porque acham que para todos os efeitos Amália é insubstituível, e há também quem diga que Mariza imitou Amália até na concepção do fado experimental, o que na verdade não é bem assim.
Sempre houve conflitos entre a velha e a nova geração do fado, o certo é que há um tempo para tudo, Amália teve o seu tempo e marcou a sua geração, agora Mariza está no seu tempo, o tempo da nova geração do fado.
A nível internacional Mariza já provou que está à altura de Amália, e a sua conquista mundial já ultrapassou a própria Amália, embora tal afirmação seja considerada um grande sacrilégio pelos fans de Amália, a verdade é que Mariza já não tem nada a provar.
Amália é Amália e Mariza é Mariza, cada uma no seu tempo, são duas grandes vozes do fado e representam uma geração (a sua) e a bandeira de Portugal dentro e fora do país.
DISCOGRAFIA 2001 / 2016
2001 - Fado Em Mim.
2003 - Fado Curvo.
2005 - Transparente.
2007 - Concerto Em Lisboa.
2008 - Terra.
2013 - Live At Philharmon In Gasteig In Munich.
2014 - Best Of Mariza. - (inclui temas inéditos)
2015 - Mundo.
Sem comentários:
Enviar um comentário