segunda-feira, 31 de outubro de 2016

DEMIS ROUSSOS - UMA VOZ DO UNIVERSO

Demis Roussos, nome artístico de Artemios Ventouris Roussos, (Alexandria, 15 de junho de 1946 - Atenas, 25 de janeiro de 2015) foi um cantor grego, nascido no Egipto. Artemios acabou sendo abreviado para Demis.
Filho de pais expatriados (George e Olga), tanto ele quanto os pais nasceram no Egito. Demis nasceu e foi criado em Alexandria. Três anos depois nasceu seu irmão Costandinos. O cantor foi fortemente influenciado pela música árabe. Aos dez anos de idade, fã do estilo jazz, aprendeu a tocar trombeta. Depois dos seus pais terem perdido tudo, após a Crise do Canal do Suez, a família voltou para a Grécia, quando Demis tinha quinze anos.

A partir de então, Demis participa em vários grupos musicais. O primeiro, com dezessete anos, The Idols, quando tinha de trabalhar para sustentar a sua família. Já nesse grupo Demis começa a destacar-se como cantor, a partir do momento em que é solicitado para substituir o vocalista que estava cansado, para cantar algumas músicas (o que começou com “The House of the Rising Sun” e “When a Man Loves a Woman”).
Com o compositor Lakis Vlavianos, Roussos deu início à banda We Five, já como vocalista principal. Mas só se torna mais conhecido a partir de 1968, com a banda de rock progressivo Aphrodite's Child, formada no Reino Unido, para a qual Demis se associa a outros dois músicos gregos, respectivamente Vangelis (ou Vangelis Papatanassiou) e Loukas Sideras, primeiramente como vocalista, depois também como guitarrista e baixista. Vangelis ficou como compositor principal e teclista, enquanto Loukas cuidava da bateria. No entanto, por falta de permissão para trabalhar em Inglaterra, o grupo mudou-se para Paris, então no auge da Revolução de Maio de 1968. O primeiro álbum foi Rain and Tears, que obteve um tremendo sucesso e vendeu um milhão de discos apenas em França, altura em que nasce a sua primeira filha, Emily. Nos três anos seguintes o desempenho do grupo foi excelente. Com uma voz ao estilo de ópera de Roussos, a banda passou a ter sucesso am nível internacional, inclusive com 666, lançado em 1970. Logo após o lançamento dessa obra, mas insistentemente pontuada pelos médios franceses, o boicote dos cristãos da Europa aos seus shows, provoca série de cancelamento de agendas e fá-los acabar com o grupo.
Com o final do Aphrodite's Child, Demis continuou a gravar com Vangelis, seu ex-colega de banda. Publicaram os álbus Sex Power (1970), Magic Together (1977). A obra de maior sucesso da dupla foi Race to the End, vocalmente adaptada da trilha sonora do filme Chariots of Fire. Roussos também participou como convidado da trilha sonora do filme O Caçador de Andróides (Blade Runner) (1982), filme cult considerado o melhor da década de 1980.
Carreira Solo[editar | editar código-fonte]
Face ao seu sucesso como cantor, enquanto vocalista dos Aphrodite’s Child, a editora propôs-lhe gravar o seu primeiro compacto a solo, com a canção “We Shall Dance”. Logo a seguir gravou o álbum “On the Greek Side of My Mind”, o qual, juntamente com o mencionado compacto, estourou como os 5 discos mais vendidos em toda a Europa, inclusive a Escandinávia. Demis Roussos consagrou-se, então, como cantor em 1971. Pouco depois Roussos reencontrou-se com Lakis Vlavianos, ex-colega do We Five. Lakis então compôs e Roussos gravou várias canções que ocuparam o primeiro lugar nas tabelas de vendas de vários países, entre as quais, Forever And Ever, My Friend the Wind, Velvet Morning – também conhecida como Tric Tric Tric, entre outras. Destacaram-se também, na década de 1970, os sucessos My Reason; Goodbye, My Love, Goodbye; Someday, Somewhere e Lovely Lady of Arcadia. Ganhou um disco de ouro com seu LP “Demis”, o qual foi seu único sucesso nos Estados Unidos. Por outro lado, o cantor fez muito sucesso na Europa e na América Latina.

Após o nascimento do filho, Cyril, em 1975, o cantor grego ficou os próximos oito anos fazendo tournés pelo mundo fora, juntamente com sua segunda esposa e o filho. No Brasil, conseguiu lotar o estádio Maracanã com capacidade para 150.000 pessoas, façanha apenas conseguida por Frank Sinatra. Foi citado no Livro de Recordes de Guinnes como personalidade de destaque do mundo do entretenimento musical das décadas de 70 e 80. Foi contemplado com mais de 100 discos de ouro, platina e diamante.
Em 1978, Demis decidiu retirar-se dos palcos temporariamente e mudou-se com a família para um lugar onde não era conhecido, a saber, a Praia de Malibu, no Estado da Califórnia (EUA). Emagreceu então 54 quilos e decidiu aproveitar a vida viajando pelo mundo. Depois de algum tempo, ainda no estilo de vida pacata, mudou-se dos EUA e, com seu filho Cyril, passou a alternar residência entre a Inglaterra e a Grécia.
Em 14 de junho de 1985 ocorreu um fato que Demis considerou como um separador de águas na sua vida: juntamente com sua terceira esposa, o avião da TWA no qual viajavam de Atenas a Roma foi seqüestrado. O fato de ver a morte de perto levou o cantor a refletir sobre o valor da vida, decidindo reassumir sua carreira de cantor, com gravações e shows ao vivo, como forma de contribuir para um futuro melhor para a humanidade. Gravou então mais vinte canções, e compilou o álbum “The Story of Demis Roussos”. Paralelamente, Roussos participa em eventos voltados para soluções de problemas humanos, como, por exemplo, o fórum pela paz e desarmamento (Kremlin, Moscou, em fevereiro de 1987) . Preocupado com problemas ambientais, participou também da Reunião de Cúpula da Terra, no Rio de Janeiro.
A partir de 2004, Demis Roussos viveu uma vida mais sossegada à beira mar em algum lugar da Grécia, gozando os louros de ser considerado um dos cantores mais talentosos do século XX.
Em 2005, após 25 anos, Demis Roussos retornou ao Brasil e fez três apresentações.
Seu último disco foi lançado em 2009.
Roussos faleceu no dia 25 de janeiro de 2015, após permanecer um longo período internado em um hospital de Atenas. A filha Emily (do primeiro casamento) anuncia que o pai morreu de um câncer fulminante no estômago.
O cantor Demis Roussos, que vendeu mais de 60 milhões de álbuns em todo o mundo, morreu no sábado, aos 68 anos, no Hospital Hygeia, na cidade de Atenas, de causas não reveladas. A informação só foi confirmada pela família na segunda-feira. Roussos era mais conhecido por seus sucessos solo nos anos 1970 e 80, incluindo "Forever and ever", "Goodbye" e "Quand je t'aime".

Demis nasceu Artemios Ventouris Roussos, em Alexandria, no Egito, em 1946, filho de pai grego e mãe egípcia de origem italiana. Ele foi criado lá até que seus pais se mudaram para a Grécia, no início dos anos 1960, depois de perder seus bens durante a Crise do Canal de Suez.
Roussos começou sua carreira aos 17 anos, quando ele se juntou a uma banda chamada The Idols. Nela, ele conheceria o tecladista Vangelis, seu parcerio, em seguida, no Aphrodite's Chiild, que foi um dos maiores sucessos do chamado rock progressivo com o disco "666", de 1971.
Roussos passou a desfrutar de uma bem sucedida carreira solo, no topo das paradas em vários países com "Forever and ever", em 1973, antes de fazer o mesmo no Reino Unido em 1976.
Os anos 1970 foram uma época fértil para o cantor, que falou sobre o seu sucesso Reino Unido durante esse tempo em uma entrevista ao "The Guardian", em 1999. "Em 1975 eu tinha cinco álbuns no top 10. Simultaneamente. E entre eles, o álbum número um e o single número um. E o meu nome foi mencionado duas ou três vezes no Guinness Book of Records", recordou-se.
Outros sucessos solo incluem "My friend the wind", "My reason", "Someday somewhere" e "Happy to be on an island in the sun". Ele também se destacou pela adaptação vocal para o tema composto por Vangelis para a trilha do filme "Carruagens de fogo", de 1981.
Roussos era famoso também pelo seu gosto por túnicas, que usou até mesmo em programas de TV de grande audiência, como o inglês "Top of the pops". Em 1978, o cantor se mudou para os EUA e foi viver em Malibu.
Quis o destino que, em 14 de junho de 1985, ele estivesse no voo 847 da TWA, de Atenas para Roma, que foi sequestrado por integrantes do Hezbollah. O grupo exigiu a libertação de 17 companheiros que estavam presos. Roussos passou seu aniversário de 39 anos em cativeiro, antes de ser libertado em Beirute, quatro dias depois - boa parte dos 153 passageiros passou 17 dias no avião.
Em declarações à agência de notícias Reuters, na época, o cantor disse que ele tinha sido "tratado muito bem". "Eles me deram um bolo de aniversário e eles me deram um violão, para cantar", disse ele. "Eles foram muito educados e muito agradável com a gente."
Publicidade
Ao longo dos anos, Roussos se disse mal interpretado por causa dessa fala. Alguns jornais disseram que ele tinha uma serenata para os seqüestradores. Outros alegaram que ele havia prometido fidelidade ao Hezbollah.
Em 2006, o artista gravou um DVD ao vivo no Brasil, e nele deixou registrada a sua versão em inglês de "Asa Branca".
A musa da canção grega, Nana Mouskouri prestou tributo a Roussos logo que soube de sua morte: "Ele tinha uma voz excelente, ele viajou no mundo ... ele amava o que fazia. Demis Roussos era um artista, um amigo. Espero que ele está em um mundo melhor."

Em 1972, o cantor foi ovacionado no Maracanãzinho ao apresentar a canção "Velvet mornings' no VII Festival Internacional da Canção.
Em 1971 Demis Roussos lançou-se numa carreira em nome próprio que lhe granjeou grande popularidade na Grécia, em França e noutros países europeus.


Também em Portugal Demis Roussos ganhou numerosos fãs, com canções como "Goodbye My Love, Goodbye" (1973).
Em 1977, o artista, que gravou em vários idiomas, teve um êxito cantado em português do Brasil: "Você Você e Nada Mais".

Roussos, grego nascido no Egito, fez parte de grupos como We Five e Ídolos nos anos sessenta, antes de se tornar vocalista da banda Aphrodite's Child nos anos 1970. Ao mesmo tempo, iniciou uma carreira a solo, tendo vendido milhões de discos a nível mundial. Apesar de se ter retirado há muito tempo, Demis Roussos gravou um disco em 2009 e em 2013 foi condecorado pelo embaixador de França, em Atenas, com a Legião de Honra francesa, numa das últimas aparições públicas do artista.
Embora fosse universalmente conhecido pelos temas românticos, começou no rock progressivo, em companhia de Vangelis.
A primeira paixão do cantor de nacionalidade grega, embora nascido no Egito, foi o jazz, mas tornou-se originalmente conhecido num grupo de rock progressivo, Afrodite's Child, onde outro membro era Vangelis.


Dos anos 1970 em diante, Roussos embarcou numa carreira de cantor a solo, com temas românticos como "We Shall Dance", "Forever and Ever" e "Goodbye My Love Goodbye", que lhe deram fama universal. A potência quase operática da sua voz, associada a um físico imponente - ao qual mais tarde conseguiria subtrair 50 quilos em dez meses - tornaram-no objeto fácil de anedotas. Mas o sucesso traduziu-se em muitos milhões de discos vendidos.

As décadas seguintes foram menos felizes, com Roussos a lutar contra a depressão e a ver a sua popularidade cair. Em 1985, estava a bordo de um avião que foi sequestrado por terroristas xiitas, e só foi libertado ao fim de quatro dias.

Dos anos 1990 em diante, recuperou energias e voltou a gravar e a fazer tournées. Já em 2006, no álbum Live in Brasil, podia-se ouvi-lo a cantar em português.

Recordando a sua carreira, Roussos afirmou um dia: "O próprio Andy Warhol tinha um exemplar do nosso disco 666 (gravado com o Afrodite's Child) na sua discoteca. Sou como um pintor que teve diferentes períodos: jazz, soul, pop, e depois variedades. Mas não posso lamentar ter tornado felizes sessenta milhões de pessoas com os meus discos".
Em 2013, o cantor fez uma das suas últimas aparições em público para ser instituído Cavaleiro da Legião de Honra pelo embaixador francês em Atenas. Questões de saúde não lhe permitiram receber de pé o galardão. Já então Demis tinha o ar gasto, também visível na imagem que acompanha este texto, recolhida pouco antes, em outubro de 2012.
Demis Roussos é uma das vozes europeias imortais mais famosas do século xx. Deu voz a inesquecíveis e memoraveis hinos no final da década de 60 e inicio da década de 70, quando era um dos vocalistas da banda de rock progressivo Aphrodite´s Child, da qual também pertenciam Vangelis e Loukas Sideras.
Ainda no inicio da década de 70, Demis Roussos deu inicio a uma carreira a solo, com grande sucesso e popularidade entre 1971 a 1978, mas os tempos já eram outros e a partir de 1979 Demis Roussos começou a conhecer o declinio na sua carreira. Isto levou-o a fazer uma breve pausa na sua carreira para repensar como prosseguir. Quando regressou deu uma grande viragem na sua carreira com um estilo mais eclético, também optou por ser free lancer não se prendendo a nenhuma editora, de maneira que lançou diversos discos, uns por grandes editoras, outros por editoras independentes, facto que contribuiu para a sua discografia a partir de 1985 esteja dispersa entre várias editoras. À conta disso alguns dos seus discos induzem o consumidor ao erro, porque o mesmo disco por vezes é lançado com um titulo e capa diferente, Tudo depende da editora que faz o lançamento comercial.

DEMIS ROUSSOS - DISCOGRAFIA ORIGINAL OFICIAL  LP/ CD
1971 - On The Greek Side On My Mind. / Fire And Ice.
1973 - Forever And Ever.
1974 - My Only Fascination.
1974 - Auf Wiedersehn.
1975 - Souvenirs.
1975 - Live At The Royal Albert Hall - 30 December 1974.
1976 - Happy To Be.
1976 - Kyrila - Insel Der Traume.
1977 - Magic.
1977 - Ainsi Soil-il.
1977 - Die Nacht und der Wein.
1978 - Demis Roussos Album.
1978 - Canta En Espanõl.
1979 - Universum.
1979 - Rarities And More.
1980 - Man Of The World.
1980 - Insel der Zärtlichkeit.
1981 - Live At The Sidney Opera House.
1982 - Demis.
1982 - Attitudes.
1984 - Reflection.
1985 - Senza Tempo.
1986 - Greater Love.
1987 - The Story Of Demis Roussos (New Versions Re-recorded).
1987 - Come All Ye Faithful.

1987 - Glory - The Cristmas Album.
1988 - Le Grec. / The Greek.
1988 - Time.
1989 - Voice And Vision.
1989 - Ballads.
1990 - Favourite Rarities.

1991 - Chante Noel.
1991 - Christmas With Demis Roussos.
1992 - Weihnachten Mit Demis Roussos. 
1993 - Insight / Adagio.
1995 - Immortel.
1995 - In Holland.
1996 - Serenade.
1996 - A La France.
1997 - Mon Ile.
1999 - En Español.
2000 - Auf Meinen Wegen.
2006 - Live In Brazil.
2009 - Demis.


CANÇÕES QUE NÃO FAZEM PARTE DOS ALBUNS OFICIAIS
1973 - Yellow Paper.
1974 - Mara.
1974 - With You.
1974 - When Forever Has Gone.
1975 - Ulysses.
1975 - The Secret In Her Eyes.
1975 - I Like The World.
1975 - A Flower All I Need.
1976 - Without You.
1976 - Lost In A Dream.
1976 - Squirrel Song.
1976 - Lovers Dance.
1976 - Mama Tembu´s.
1976 - Romance.
1976 - Woman.
1976 - All Together.
1976 - Never Say Goodbye Again.
1977 - Hot Summernight.
1977 - Mexican Market Girl.
1977 - All Is Vanity.
1977 - Bambina.
1977 - Song For You.
1977 - Kyrila (english version).

1977 - Você, Você e nada mais.
1980 - No Love Today.
1980 - Highway Home.
1980 - Love Is The Answer.
1980 - Had To Run.
1980 - Winter In America.


Observações : Mais recentemente na reedição em CD pela BR MUSIC, estas canções foram acrescentadas como faixas bónus ao alinhamento dos albuns Souvenirs (1975), Happy To Be (1976), Magic (1977) e Man Of The World (1980).


COM OS APHRODITE´S CHILD - DISCOGRAFIA ORIGINAL OFICIAL  LP/ CD
1968 - End Of The World.
1969 - It´s Five O´Clock.
1972 - 666


CANÇÕES QUE NÃO FAZEM PARTE DOS ALBUNS OFICIAIS

1968 - Plastic Nevermore.
1968 ~The Other People.
1969 - Magic Mirror
1969 - Quando L´amore Diventa Poesia.
1969 - Lontano Dagli Occhi.
1970 - Spring, Summer, Winter And Fall.
1970 - Air.

1972 - Pathenon.
1972 - Chakachack.

Observações : estas canções podem ser encontradas em compilações desta banda.



Sem comentários:

Enviar um comentário