quarta-feira, 5 de julho de 2017

THE BEATLES - LET IT BE ... NAKED - 2003

Let it Be... Naked é um álbum da banda britânica de rock The Beatles. É uma versão remixada e remasterizada do álbum Let It Be, de 1970. O projeto foi supervisionado por Paul McCartney, que sentiu que a produção de Phil Spector não representou fielmente as intenções do grupo "despojado" para o álbum original. Let It Be... Naked apresenta as canções "nuas"—sem overdubs de Spector e sem a vibração incidental de destaque do estúdio entre a maioria dos cortes do álbum original. Let It Be... Naked também substitui "Dig It" e "Maggie Mae", com "Don't Let Me Down", originalmente apresentado como o lado B do single "Get Back".
O álbum é apresentado de uma forma que Paul McCartney considera mais próxima de sua visão artística original: "voltar" para o som do rock and roll de seus primeiros anos, em vez dos overdubs orquestrais e enfeites que foram adicionados por Phil Spector na produção final do álbum Let It Be. McCartney em particular esteve sempre insatisfeito com o estilo de produção "Wall of Sound" dos remixes de Phil Spector, especialmente por sua canção "The Long and Winding Road", que ele acreditava ter sido arruinada pelo processo. George Harrison deu sua aprovação para o projeto Naked antes de morrer. A atitude de McCartney contrasta com a de Lennon mais de duas décadas antes. Em sua entrevista para a revista Rolling Stone em 1971, Lennon tinha defendido o trabalho de Spector, dizendo: "Foi-lhe dada a carga ferrada de merda mal gravada com um sentimento sempre ruim para ele, e ele fez algo de que... Quando ouvi isso, eu não vomitei."

Porém, Paul McCartney não gostou do resultado final, se queixando do trabalho de Phil Spector. Em 2003, é lançado então Let it Be Naked, a versão do álbum como McCartney queria que fosse sido lançado, sem o recurso do Wall of Sound de Spector. Nesta nova versão contendo dois CD´s, certas faixas como Maggie Mae foram retiradas. Foi adicionado a música Don´t Let me Down. A orquestra em The Long and Winding Road foi retirada deixando a música numa versão mais "crua" e Let it Be foi apresentada em outra versão de estúdio.
O álbum recebeu críticas mistas, com o site agregador de criticas Metacritic deu ao álbum uma pontuação de 68 em 100%. Rovi Staff da Allmusic elogiou o álbum citando: "No geral um pouco mais forte [do que Let It Be] ... um álbum mais elegante, mais liso". Enquanto a revista Pitchfork, em um artigo de Dominique Leone declarou "não essencial [...] embora impecavelmente apresentado". Anthony DeCurtis da Rolling Stone observou que "[enquanto] as melhorias sonoras para o álbum como um todo são inegáveis [...] novatos devem ainda obter o original.
THE BEATLES
John Lennon - Voz e Guitarra Ritmo
Paul McCartney - Voz e Guitarra Baixo
George Harrison - Guitarra Solo e Voz
Ringo Starr - Bateria

Sem comentários:

Enviar um comentário