domingo, 18 de dezembro de 2016

CUITADA DA AMÁLIA !

CUITADA DA AMÁLIA ...
Não sendo eu um grande apreciador do Fado, até admiro alguma obra musical de Amália, principalmente a da década de 60 e a primeira metade da década de 70.
Depois, na década de 80 Amália fez pouca coisa de bom, foi horrível ver como ela ia se arrastando na agonia da decadência, foi na década de 80 que gravou uns discos banais e horríveis comparados com o seu brilhante passado, desses esses que teimam em não passar do vinil para o digital porque nem as editoras se interessam. Na década de 80 Amália só lançou 3 ou 4 albuns de originais interessantes, o resto foi tudo uma trêta. Foi na década de 80 que Amália bateu no fundo do poço lançando uns discos single de qualidade duvidosa e uns albuns ao vivo onde já mal cantava, era só trálálás ou então "engolindo" metade das palavras que dizia, era uma tristeza, dáva pena, devia ter sabido se ter retirado mais cedo do meio artístico.
Se foi uma grande cantora fadista, isso não restam dúvidas, foi sim, mas teve o tempo dela e o tempo dela esgotou lá pelo final da década de 70. No inicio da década de 80 ainda lançou dois albuns de originais com qualidade, mas foi tudo, tudo o resto a partir daí foi trêta, com excepção de um album lançado no inicio da década de 90 com temas originais inéditos que tinham sido gravados na primeira metade da década de 80.
Eu como disse no inicio não sou grande admirador do Fado, mas não o renego, pois tudo tem o seu espaço e há fados que são excelentes peças musicais. Apesar de eu não ser um grande entusiasta do Fado, nos últimos 8 anos tenho andado a reunir uma coleção de CD´S de Amália, na tentativa de obter um acervo mais completo possível de tudo o que Amália nos deixou gravado, já lá vão em mais de 80 Cd´s, alguns são a mais completa desilusão, e outros até superam as expectativas e ainda outros completamente inesperados.
Existem muitas compilações de Amália, tanto no mercado discográfico nacional, como no internacional, o seu conteúdo repete-se, por isso tomo sempre o cuidado para não comprar um CD completamente com o conteúdo que eu já possua em outro CD, só interessa-me aqueles que contenham algum tema que eu ainda não possua. Também há temas que Amália gravou mais de uma vez décadas diferentes e em versões diferentes, pode não parecer, mas é um grande trabalho de investigação que sou "obrigado" a fazer.
Pondo isto como ponto de referência, quando aponto o declínio e decadência de Amália sei muito bem o que estou a dizer, tenho um CD ao vivo de Amália gravado que até enoja, aquilo é só trálálás do principio ao fim, e quando canta "engole" metade das palavras, é uma tristeza que chega a dar pena. É preciso saber retirar-se na altura certa, infelizmente parece-me que Amália não o soube fazer !


Sem comentários:

Enviar um comentário