sexta-feira, 30 de setembro de 2016

QUANDO A IGNORÂNCIA RI DA INTELIGÊNCIA

QUANDO A IGNORÂNCIA RI DA INTELIGÊNCIA E CULTURA ...
Há muitos anos atrás fui muito criticado por colegas e supostos amigos, por ter o costume de ocupar as horas mortas com a leitura. Diziam eles que ler fazia mal e que eu ainda ia ficar doente ou dar em louco com tanta leitura. Tudo isto porque a ignorância não tem limites.
Eu dizia que o saber e o conhecimento não conhece limites e nem ocupa lugar porque ajuda o leitor evoluir como ser humano, em resposta eles riam e voltavam a criticar-me metidos a bestas e na sua ignorância (deles).
A leitura trouxe-me, para além do conhecimento, outros interesses e outra visão das coisas, na verdade quase tudo o que eu sei deveu-se à leitura.
Os que me criticavam continuaram metidos na sua ignorância até aos dias de hoje, não evoluiram e depois de ter passados todos estes anos continuam a ser as mesmas bestas que sempre foram, enquanto eu segui em frente sem nunca deixar-me abalar com criticas do bota-abaixo de gente ignorante e sem cultura.
Certa vez, uma colega lá na empresa onde eu trabalhava, chegou lá com um punhado de revistas, daquelas chamadas cor-de-rosa, como a Nova Gente, Vip, Caras, Maria, etc. e disse-me que tinha comprado para a filha, que na altura era uma adolescente de 14 anos, porque a professora tinha recomendado que ela devia ler muito porque ajudava a desenvolver o intelecto, então eu disse-lhe que não era aquele tipo de literatura que a professora se referia, mas sim, a literatura de bons livros de bons escritores e que eu podia recomendar-lhe alguns, que ela poderia comprar ou levantar emprestado numa biblioteca. Como resposta essa colega disse-me "para quê ? ... isso não importa ! ... a minha filha não está inscrita em nenhuma biblioteca e comprar livros é muito caro, assim optei pelas revistas que além de serem muito mais baratas também é igual", eu pensei "que santa ignorância" e disse-lhe que não era igual, mas perante os seus argumentos de ignorância logo decidi calar-me, desisti porque percebi que estava a lidar com uma pessoa que era um poço sem fundo de ignorância e não disposta a aprender alguma coisa.
A vida é uma constante aprendizagem e nunca aprendemos tudo, infelizmente também existem pessoas que não gostam de fazer uma boa leitura e criticam todos aqueles que o fazem.


Sem comentários:

Enviar um comentário