sábado, 8 de setembro de 2018

O FADO PODERÁ TER DIVERSAS IDENTIDADES !

Um fado com três versões distintas a nível de letra, ou de poema, se assim preferirem. Com música de Francisco Viana, o video abre com a versão de Cláudia Madur, produzida em 2009, que contém a Letra/Poema da própria Cláudia Madur e com o titulo "Mar dos Meus Olhos".
A seguir temos a versão de Joana Amendoeira, produzida em 2010, desta vez com nova Letra/Poema da autoria de Helder Moutinho com o titulo "Todas as Horas São Breves"
Ainda temos em 2004 a versão de Ana Moura com o titulo "Nada Que Devas Saber" com Letra/Poema de Miguel Guedes.
Também em 2014 a fadista Carminho gravou uma versão deste tema com nova Letra/Poema da autoria de Jorge Rosa com o titulo "Porquê ?".
A fadista Mariza que gravou também este fado em 2010 com o titulo "Fado Vianinha"  com uma Letra/Poema diferente (a original) do próprio Francisco Viana.
 A versão original foi gravada e imortalizada pela fadista Maria Teresa de Noronha em 1961 que também pode aqui ouvir no segundo video.
O Fado pode ser renovado e reinventado ao longo do tempo, tanto musicalmente como poeticamente. Este não é um caso único dentro do movimento do Fado.




Sem comentários:

Enviar um comentário