quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

OLHE, TOQUE UM FADINHE ! ... NÃO SABE TOCAR UM FADINHO ?

OLHE, TOQUE UM FADINHE ! .... NÃO SABE TOCAR UM FADINHO ?
Não há nada de mais irritante do que estar sentado ao teclado tocando umas músicas e estar alguém constantemente a pedir "Olhe, toque um fadinhe !" ou "Não sabe tocar um fadinho ?" ... Ai que nervos !
O Fado tem um conceito musical muito próprio e como tal não se pode tocar ao teclado porque o vai descaracterizar, alguns teclistas ou tecladistas que o tocam executam-no como Fado-Canção ou algo assim.
Mas há um modo de tocar o Fado de uma forma prazerosa, é transformá-lo em Blues ou Swing.
O primeiro artista português a transformar o Fado em Blues foi o Paulo Gonzo que em 2005 fez uma belíssima versão Blues de "Estranha Forma de Vida", depois foram os Bandalusa, uma banda de baile pimba que surpreendentemente em 2010 fizeram uma magnífica versão Blues de "Tudo Isto é Fado".
O conceito da palavra Fado ou Blue é o mesmo; significa estar triste, desolado. Nos estados do sul dos Estados Unidos, por exemplo, não se usa a expressão "Today I´m Feelin`Sad", mas sim, "Today I´m Feelin`Blue", aqui o sentido da palavra Blue não é aplicável à  côr Azul.
Os Blues nasceram no Sul dos Estados Unidos da America, tiveram a sua origem nas comunidades negras pobres descendentes de escravos que povoavam os Estados do Sul.
O Fado nasceu em Lisboa, teve a sua origem nos bairros e vielas de má fama frequentados por prostitutas, proxenetas (chulos) e marinheiros. A primeira fadista a se destacar foi uma prostituta chamada Severa que ainda hoje é considerada como o simbolo máximo da origem do Fado.
Entre o Fado e o Blues eu prefiro o Blues, mas aceito bem e defendo o novo conceito de Fado Blues.



Sem comentários:

Enviar um comentário