A série era centrada em dois agentes que trabalhavam para uma organização de espionagem, um norte-americano chamado Napoleon Solo, interpretado pelo ator Robert Vaughn e um russo chamado Illya Kuryakin protagonizado por David McCallum. Inicialmente a série foi descrita por muitos críticos como uma versão de James Bond para a televisão, mas o espetáculo era bem mais que isso. Era um fenômeno de cultura popular e por isso teve uma uma audiência grande e entusiasta.
A MAN FROM U.N.C.L.E. foi uma das mais famosas séries de televisão norte-americanas na década de 60, uma espécie de 007 James Bond para os ecrans da televisão gerando 3 temporadas num total de 105 episódios, 8 filmes para o cinema, e ainda um telefilme, que completou esta saga de espionagem estrelada por Robert Vaughn e David McCallum.A primeira temporada foi ainda filmada a preto e branco, mas a segunda e terceira temporada já foi filmada a cores, que na época veio dar mais brilho a este seriado de televisão.
Esta série televisiva deu origem a uma outra na mesma época, THE GIRL FROM U.N.C.L.E. que só durou uma temporada de 29 episódios, devido ser considerada pelo público espectador como um produto de qualidade inferior.
A MAN FROM U.N.C.L.E foi considerada uma das melhores series de televisão do seu tempo e ainda hoje é reconhecida como tal.
A MAN FROM U.N.C.L.E - TV SERIES
O Agente da U.N.C.L.E. era uma série de TV norte-americana que foi apresentado originalmente nos Estados Unidos, pela rede NBC, entre 22 de setembro de 1964 a 15 de janeiro de 1968, num total de 105 episódios, de 60 minutos cada, em 4 temporadas. No Brasil a série foi exibida inicialmente na extinta TV Excelsior de São Paulo, Canal 9, no início de 1966.
A primeira temporada foi produzida em branco e preto e a série era centrada em dois agentes que trabalhavam para uma organização de espionagem, um norte-americano chamado Napoleon Solo, interpretado pelo ator Robert Vaughn e um russo chamado Illya Kuryakin protagonizado por David McCallum.
Os dois agentes eram supervisionados por Alexander Waverly, que foi habilmente interpretado pelo veterano ator Leo G. Carroll, como um britânico que era o cabeça da organização. Na quarta temporada Lisa Rogers, protagonizada por (Barbara Moore se une ao elenco como uma presença feminina na quarta temporada.
Inicialmente a série foi descrita por muitos críticos como uma versão de James Bond para a televisão, mas o espetáculo era bem mais que isso. Era um fenômeno de cultura popular, embora suas avaliações iniciais na primeira temporadas não tenham sido admiráveis, mas a presença de grandes estrelas como Robert Vaughn e David McCallum contribuíram para construir uma audiência grande e entusiasta.
A idéia da série teve início por volta de 1962, quando Norman Felton estava decidido a produzir uma novo programa para a televisão baseadas em algumas premissas do filme "North by Northwest", dirigido por Alfred Hitchcock em 1959, pois esse filme pode ser considerado como gérmen de todos os autores de espionagem como Ian Fleming, Donald Hamilton, entre outros, que começaram a se interessar pelo gênero a partir dele e assim desenvolveram suas obras.
Felton na época era o diretor da MGM Television e chamou os produtores da NBC e marçou uma reunião com Ian Fleming, o autor do agente 007, que acabou participando da criação da série em sua fase inicial, como consultor de criação e apontando idéias, basicamente recicladas dos conceitos de James Bond, de onde surgiu o agente secreto chamado Solo, que combatia terroristas.
Com a saída de Fleming, Felton chamou o roteirista Sam Rolfe, com quem ele já havia trabalhado para desenvolver outras séries e se encarregou de lapidar e materializar o espetáculo. Como uma das primeiras medidas, Rolfe pensou em criar uma organização internacional para combater o crime.
A esta organização deu o nome de UNCLE, a princípio uma sigla sem sentido, mas que fazia referência ao Tio Sam (Uncle Sam). U.N.C.L.E. era abreviatura de "United Network Command for Law en Enforcement".
Também recriou o agente chamado Solo, que não era apenas um espião comum, nem um especialista em alguma técnica, nem tampouco um galã, mas que recrutava civis para ajudar a cumprir suas missões e cuja melhor arma era a criatividade.
Felton decidiu contratar Robert Vaughn, pelo seu trabalho na série "The Lieutenant" (1963-1964 e pelo seu "feeling" muito parecido com 007, mas as primeiras opções foram Harry Guardino e Robert Culp que não aceitaram a proposta.
Rolfe sugeriu que Solo deveria ter um companheiro e desta forma o britânico David McCallum foi contratado para desempenhar o companheiro de Solo, um agente secreto russo chamado Kuryakin, um personagem secundário.
A princípio a idéia de Rofe era que depois de alguns episódios, os verdadeiros chefes de Kuryakin o chamassem de volta a Rússia e encarregá-lo de eliminar Solo, mas com o desenrolar das filmagens, os produtores perceberam o potencial de McCallum junto a público feminino e trataram rapidamente de esquecer esse episódio e transformaram o agente russo, também num personagem principal. Em determinados momentos da série, Kuryakin chegou a superar o sucesso de Solo.
Durante a época da estréia do primeiro episódio algumas substituições começaram a ocorrer, como por exemplo substituir o chefe da U.N.C.L.E.. Dizem que um dos diretores da rede NBC disse a Felton que gostaria de eliminar um personagem chamada de K, isto porque ele nem conseguia pronunciar Kuryakin, o personagem de McCallum.
Mas, durante essas discussões, ao invés de despedir Kuryakin, se enganou e resolveu eliminar Kuluva (Will Kuluva), o ator que fazia Mr. Allison, chefe da U.N.C.L.E. e em seu lugar trouxe Leo G. Carrol, um veterano ator que inclusive tinha participado do filme "North by Northwest".
A série o Agente da U.N.C.L.E. foi apresentado em mais de 60 países e constantemente enfileirou no topo dos dez melhores programas da televisão norte-americana. O espetáculo recebia mais dez mil cartas de fãs por semana, Vaughn e McCallum viraram celebridades e muita comercialização sobre as imagens das estrelas da série foram efetuadas e o logotipo da série apareceu em centenas de artigos, de chicletes a linhas de roupas de estilo.
O espetáculo pouco tinha a ver com a realidade, mas as crianças levavam a sério como uma aventura de ação super-excitante e os adolescentes se identificam com os heróis, passando a idolatrá-los.
Os espectadores mais adultos gostavam do linguajar e faziam referências com figuras da política real como Mahatma Gandhi e Eva Perón, interpretando como uma metáfora da luta comum entre as nações contra as forças de ganância, crueldade e agressão.
O Agente da U.N.C.L.E. mudou o modo de ver as séries de espionagem na televisão, introduzindo no gênero várias novas inovações. Notavelmente, o espetáculo quebrou com a tradição de espionagem e olhava além das políticas de Guerra Fria da época, para pressentir uma nova ordem mundial.
Nem Napoleon Solo e nem o enigmático Kuryakin eram fisicamente avantajados, ao invés disso eles eram inteligentes, sofisticados, engenhosos, encantadores e sempre cortês e impecavelmente bem vestidos. Às vezes cometiam erros e freqüentemente eles perdiam a batalha para que pudessem ganhar a guerra.
Um outro fator que verdadeiramente atraiu os espectadores era o modo como caminhava as cenas ficando entre a realidade e a fantasia, justapondo elemento surpreendentemente fantástico e o humor mundano.
As batalhas faziam ameaças estranhas a paz mundial, usavam abelhas assassinas treinadas, radares que derrotavam morcegos, dispositivos de animação suspensa, mas além de todas essas parafernálias os agentes também se preocupavam sobre as despesas, apólices de seguro, saúde e até fofocas entre os departamentos.
No decurso do episódios os roteiristas tiveram preocupações até então ignoradas, mostrando que pessoas comuns poderiam ter atitudes heróicas. Muitas pessoas comuns como secretários, bibliotecários, professoras escolares, entre outras eram convocadas pela U.N.C.L.E. a participarem de suas ações e quando o terror e o caos terminavam, eles retornavam contentes a sua vida normal de todos os dias.
Em contraste com os agentes da U.N.C.L.E., os vilões eram fabulosamente exóticos e além dos sindicatos de crime internacional habituais, tinham os criminosos de guerra nazistas, ditadores famintos, liderado pela THRUSH que era a abreviatura de Technological Hierarchy for the Removal of Undesirables and the Subjugation of Humanity.
A THRUSH era uma organização secreta de cientistas furiosos, industriais meloganiacos, funcionário do governo corruptos, que tinham a convicção de sua superioridade, riqueza, ambição e posição e que se intitulavam para governar o mundo. Vários atores proeminentes e convidados especiais marcaram presença na série fazendo vilões ou inocentes, inclusive Joan Crawford, George Sanders, Kurt Russell, William Shatner, entre outros.
A série fazia tanto sucesso que acabou gerando um spin-off chamado "The Girl from U.N.C.L.E.", em 1966 estrelado por Stéphanie Powers como a agente April Dancer e Noel Harrison como o seu parceiro britânico, Mark Slate. A série tinha uma característica muito semelhante a série Batman da televisão para não competir com o espetáculo de origem.
Embora utilizasse dos mesmos elementos, inclusive armas especialmente projetadas e outros armamentos avançados, assim como base que ficava escondida atrás de uma alfaiataria, os enredos dessa série eram absurdamente improváveis ou completamente tolos e por isso mesmo durou somente uma temporada.
Essa série, porém acabou contaminando o Agente da U.N.C.L.E. em sua terceira temporada, mas foi logo reajustado na quarta temporada e retomou o seu lado sério, mas tarde demais, pois boa parte dos espectadores acabaram por abandoná-lo, caindo de dentre as dez primeiras para a posição sessenta e quatro nas avaliações e acabou sendo cancelada no meio da quarta temporada e sendo substituído por outro programa em seu lugar.
Devido a proximidade das duas séries e serem apresentadas quase pela mesma época, o ator Leo G. Carroll que interpretava Mr. Waverly em The Man from U.N.C.L.E. também pode participar de ambas as séries, tornando-se inclusive o segundo ator da televisão americana a estrelar simultaneamente, com o mesmo personagem, em duas séries distintas. O primeiro ator a fazer isso foi Frank Cady que interpretou o mesmo personagem em três series: Peticoat Junction, Green Acres e The Beverly Hillbilies.
O seriado televisivo também gerou oito filmes: “To Trap a Spy” (1964); “The Spy with My Face” (1965); “One Spy Too Many” (1966); “One fo Our Spies is Missing” (1966); “The Spy in the Green Hat” (1966); “The Karate Killers” (1967); “The Helicopter Spies” (1968) e finalmente “How to Steal the World” em 1968.
Todos esses filmes foram sucesso em diversas partes do mundo, muitas vezes superando as receitas de bilheterias dos filmes de James Bond mais recentes, mas os mesmos não foram liberados para a América Latina e Brasil, portanto desconhecidos nestes países.
Além dos filmes, a série também gerou jogos de tabuleiro, brinquedos e várias histórias em quadrinhos, que foram publicados nos Estados Unidos pela Gold Key Comics, e nos anos 90 pela Millennium Publications, bem como diversos livros da franquia, que vendeu milhões e superando inclusive os livros de Star Trek.
A série O Agente da U.N.C.L.E. passou a obter após inúmeras reapresentações o status de "cult" e em 1983, Vaughn e McCallum se reuniuram novamente e filmaram um telefilme chamado "Return of the Man from U.N.C.L.E: The Fifteen Years Later Affair", onde os dois ex-agentes Solo e Kuryakin voltavam a ativa novamente, quinze anos depois, para salvar o mundo.
Desta vez os dois ex-agentes estavam sob as ordens de Sir John Raleigh, interpretado por Patrick Macnee, que em tempos passados havia protagonizado a série também de espionagem chamada The Avengers, pois Leo G. Carrol havia morrido em 1972, de câncer.
O telefime também contou numa das cenas, com a ajuda do ator George Lazenby, que já fora um dos que interpretaram o personagem de 007 no filme "On Her Majesty Secret Service" novamente protagonizando a figura de James Bond, em seu Aston Martin, durante uma perseguição para pegar os bandidos.
Este filme retomou a linha da comédia light
Nesse filme a THRUSH rouba um dispositivo nuclear e os ex-agentes são novamente convocados para recuperar este artefato. O espetáculo contava com muitos elementos cômicos que funcionam muito bem, sintonizando como uma auto-paródia e obteve uma boa resposta do público saudosista da série original.
No Brasil este filme foi lançado em fitas de vídeo VHS em 1987 com o nome de "Agentes da U.N.C.L.E. - 15 Anos Depois" e na televisão foi apresentado como "A Volta do Agente da U.N.C.L.E." pela extinta TV Manchete no início da década de 90 e depois foi reprisada pela Rede CNT em 1996 e em 2001 pela RedeTV. Em Portugal este telefilme não chegou a ser exibido no pequeno ecran.
A primeira temporada foi exibida a preto e branco num total de 29 episódios.
A segunda temporada foi exibida a cores num total de 30 episódios.
A terceira temporada foi exibida também a cores num total de 30 episódios.
A quarta temporada foi mais curta exibindo apenas 16 episódios.
Para o cinema gerou um total de 9 filmes entre 1964 até 1983 sempre com os mesmos actores originais do seriado.
Em 2015 é exibido nos cinemas um novo filme remake, apresentando novos actores, algo muito diferente da concepção da produção original.
Esta serie deu origem a uma outra THE GIRL FROM U.N.C.L.E. que durou apenas uma temporada com 29 episodios.
THE MAN FROM U.N.C.L.E. - ELENCO PRINCIPAL
Robert Vaughn (Napoleon Solo)
David McCallum (Illya Kuryakin)
Leo G. Carroll (Alexander Waverly)
Barbara Moore (Lisa Rogers)
Primeira Temporada
1. The Vulcan Affair
2. The Iowa Scuba Affair
3. The Quadripartite Affair
4. The Shark Affair
5. The Deadly Games Affair
6. The Green Opal Affair
7. The Giuoco Piano Affair
8. The Double Affair
9. The Project Strigas Affair
10. The Finny Foot Affair
11. The Neptune Affair
12. The Dove Affair
13. The King of Knaves Affair
14. The Terbuf Affair
15. The Deadly Decoy Affair
16. The Fiddlesticks Affair
17. The Yellow Scarf Affair
18. The Mad, Mad, Tea Party Affair
19. The Secret Sceptre Affair
20. The Bow-Wow Affair
21. The Four-Steps Affair
22. The See-Paris-and-Die Affair
23. The Brain-Killer Affair
24. The Hong Kong Shilling Affair
25. The Never-Never Affair
26. The Love Affair
27. The Gazebo in the Maze Affair
28. The Girls of Nazarone Affair
29. The Odd Man Affair
Segunda Temporada
30. The Alexander the Greater Affair (1)
31. The Alexander the Greater Affair (2)
32. The Ultimate Computer Affair
33. The Foxes and Hounds Affair
34. The Discotheque Affair
35. The Re-Collector's Affair
36. The Arabian Affair
37. The Tigers are Coming Affair
38. The Deadly Toys Affair
39. The Cherry Blossom Affair
40. The Virtue Affair
41. The Children's Day Affair
42. The Adriatic Express Affair
43. The Yukon Affair
44. The Very Important Zombie Affair
45. The Dippy Blonde Affair
46. The Deadly Goddess Affair
47. The Birds and the Bees Affair
48. The Waverly Ring Affair
49. The Bridge of Lions Affair (1)
50. The Bridge of Lions Affair (2)
51. The Foreign Legion Affair
52. The Moonglow Affair
53. The Nowhere Affair
54. The King of Diamonds Affair
55. The Project Deephole Affair
56. The Round Table Affair
57. The Batcave Affair
58. The Minus-X Affair
59. The Indian Affairs Affair
Terceira Temporada
60. The Her Master's Voice Affair
61. The Sort of Do-It-Yourself Dreadful Affair
62. The Galatea Affair
63. The Super-Colossal Affair
64. The Monks of St. Thomas Affair
65. The Pop Art Affair
66. The Thor Affair
67. The Candidate's Wife Affair
68. The Come With Me to the Casbah Affair
69. The Off Broadway Affair
70. The Concrete Overcoat Affair (1)
71. The Concrete Overcoat Affair (2)
72. The Abominable Snowman Affair
73. The My Friend, the Gorilla Affair
74. The Jingle Bells Affair
75. The Take Me to Your Leader Affair
76. The Suburbia Affair
77. The Deadly Smorgasbord Affair
78. The Yo-Ho-Ho and a Bottle of Rum Affair
79. The Napoleon's Tomb Affair
80. The It's All Greek to Me Affair
81. The Hula Doll Affair
82. The Pieces of Fate Affair
83. The Matterhorn Affair
84. The Hot Number Affair
85. The When in Roma Affair
86. The Apple A Day Affair
87. The Five Daughters Affair (1)
88. The Five Daughters Affair (2)
89. 3-30 8459 14 Apr 67 The Cap and Gown Affair
Quarta Temporada
90. The Summit-Five Affair
91. The Test Tube Killer Affair
92. The 'J' for Judas Affair
93. The Prince of Darkness Affair (1)
94. The Prince of Darkness Affair (2)
95. The Master's Touch Affair
96. The THRUSH Roulette Affair
97. The Deadly Quest Affair
98. The Fiery Angel Affair
99. The Survival School Affair
100. The Gurnius Affair
101. The Man from THRUSH Affair
102. The Maze Affair
103. The Deep Six Affair
104. The Seven Wonders of the World Affair (1)
105. The Seven Wonders of the World Affair (2)
FILMES - MOVIES - CINEMA
01 - To Trap a Spy (1964)
02 - The Spy with My Face (1965)
03 - One Spy Too Many (1966)
04 - One of Our Spies is Missing (1966)
05 - The Spy in the Green Hat (1966)
06 - The Karate Killers (1967)
07 - The Helicopter Spies (1968)
08 - How to Steal the World (1968)
09 - The Return of the Man From U.N.C.L.E. (1983) - Telefilme / TV Movie.
THE GIRL FROM U.N.C.L.E. - TV SERIES
Stephanie Powers (April Dancer)
Noel Harrison (Mark Slate)
Leo G. Carroll (Alexander Waverly)
01. The Dog Gone Affair
02. The Prisoner Of Zalamar Affair
03. The Mother Muffin Affair
04. The Mata Hari Affair
05. The Montori Device Affair
06. The Horns Of The Dilemma Affair
07. The Danish Blue Affair
08. The Garden Of Evil Affair
09. The Atlantis Affair
10. The Paradise Lost Affair
11. Lethal Eagle Affair
12. The Romany Lie Affair
13. Little John Doe Affair
14. The Jewels Of Topango Affair
15. The Faustus Affair
16. The UFO Affair
17. The Moulin Ruse Affair
18. Catacomb And Dogma Affair
19. The Drublegratz Affair
20. The Fountain Of Youth Affair
21. The Carpathian Caper Affair
22. The Furnace Flats Affair
23. The Low Blue C Affair
24. The Petit Prix Affair
25. The Phi Beta Killer Affair
26. The Double O Nothing Affair
27. The UNCLE Samurai Affair
28. The High And Deadly Affair
29. The Kooky Spook Affair
Em 2015 estreou nos cinemas o filme A MAN FROM U.N.C.L.E. apresentando novos atores Henry Cavill (Napoleon Solo) e Armie Hammer (Illya Kuryakin) numa nova aventura desta dupla de espiões, desta vez diretamente para as salas dos cinemas.